Espaço Interior

Espaço Interior identifica os movimentos colectivos e individuais na construção do processo cognitivo da imaginação, os quais estão estritamente ligados e existem de forma paralela. A exposição olha para os bastidores do processo de desenho de projecto, revelando, assim, as diferentes formas através das quais a imaginação ocorre e como se traduz numa obra de arquitectura.

Dogon village, Mali, Calavas Collection Musée de l’Homme


A construção colectiva é sintetizada na criação do projecto arquitectónico de um conjunto de arquétipos, produzindo infinitas variações ao longo do tempo e em diferentes lugares. Nesse processo de genealogia não-linear, a presença de tratados, fotografias, revistas e várias meios de comunicação permitiu a circulação do pensamento e das ideias arquitectónicas, influenciando as transferências formais de uma época para outra, de uma parte do mundo para outra. Já a construção individual é incorporada pelas diferentes maneiras como arquitectos e artistas, em diferentes épocas, criaram sistemas racionais para materializar o seu universo visual, sonhos e formas de olhar o mundo.

A exposição está estruturada em três secções, cada uma delas de acordo com as figuras paradigmáticas da especialização do processo de imaginação. Num círculo contínuo e sem fim, elas influenciam-se mutuamente e enaltecem o conhecimento arquitectónico como modelo de pensamento para outras disciplinas, como as artes visuais, os jogos de vídeo, a ilustração e a fotografia.

Agenda
04
Out / 19:00 / Entrada livre Inauguração
Espaço Interior
MNAC – Museu Nacional de Arte Contemporânea

com curadoria de Mariabruna Fabrizi e Fosco Lucarelli

Curadores
Mariabruna Fabrizi (IT)
Mariabruna Fabrizi curadora da exposição Espaço Interior
Mariabruna Fabrizi é arquitecta, professora e curadora. Actualmente está sediada em Paris e foi lá que co-fundou o estúdio Microcities e o site Socks-studio. Foi professora de design e cursos teóricos na Escola de Arquitectura de Marne-la-Vallée, em Paris e na Escola Politécnica Federal de Lausana. Actualmente, é chefe do Departamento de Desenho e Representação de Arquitectura da Escola de Arquitectura de Marne-la-Vallée. Juntamente com o seu companheiro Fosco Lucarelli, foi curadora convidada da Bienal de Arquitectura de Lisboa 2016. Atualmente, faz parte da equipa curatorial da Trienal de Lisboa 2019. Os seus trabalhos foram premiados e expostos em Nova Iorque, Paris, Roma, Orleães, Seul, Chicago.
Fosco Lucarelli (IT)
Fosco Lucarelli curador da exposição Espaço Interior
Fosco Lucarelli é arquitecto, professor e curador. Actualmente, está sedeado em Paris, onde co-fundou o estúdio Microcities e o site Socks-studio. É professor de design e teoria na Escola de Arquitectura de Marne-la-Vallée, em Paris e na Escola Politécnica Federal de Lausana. Foi bolseiro na Escola de Arquitectura de Chicago, da Fundação Graham e da Academia Americana em Roma. Juntamente com a companheira, Mariabruna Fabrizi, foi curador convidado para a Bienal de Arquitectura de Lisboa em 2016. Actualmente, é membro da equipa curatorial da Trienal de Lisboa 2019. Os seus trabalhos foram premiados e expostos em Nova Iorque, Paris, Roma, Orleães, Seul e Chicago.