Actividades

© Francisco Pinto

Experienciamos e concebemos a complexidade do mundo de formas muito diversas. Nele descobrimos conexões e significados, e as suas estruturas são-nos inerentes pela herança cultural e os lugares onde crescemos.

“A Poética da Razão” diz-nos que a arquitectura é inseparável da nossa compreensão da realidade e por isso é acessível a todas as pessoas. Também pela arquitectura, re-interpretamos e transformamos a realidade. Desenvolvemos fórmulas, inventamos processos criativos, geramos padrões e construímos sentido, provocando emoções e sentimentos.

Convidamos escolas, famílias, profissionais e pessoas curiosas, de todas as idades e talentos, a experimentar as várias abordagens a este tema, partindo dos conteúdos essenciais da Trienal 2019. Em oficinas, conversas, jogos, performances, circuitos e visitas, procuramos desmistificar abstrações com ensaios tangíveis, confrontar conceitos através do debate crítico e cultivar aptidões em acções comunitárias.

Neste programa de actividades de que fazem parte entusiastas e especialistas de muitas áreas, encontramos uma missão singular: acolher a descoberta de segredos e detalhes da arquitectura e das suas múltiplas dimensões, num fórum cultural internacional.