29 Novembro
Espaço Interior
A série de conversas de Espaço Interior gira em torno do tema da construção da imaginação arquitectónica como um processo colectivo e individual. Definimos imaginação como a capacidade de organizar, estruturar e traduzir outras formas da nossa própria experiência do mundo. Esta experiência pode ser directa ou mediada pelo encontro de um sujeito com imagens e conceitos.
Os debates questionam assim a possibilidade da construção de uma imaginação arquitectónica comum, alimentada com colecções e centros de investigação, exposições, encontros e circulação de imagens através de diferentes suportes. Este processo pode identificar um potencial momento colectivo na condição contemporânea que é muitas vezes considerado como mais fragmentado e individualizado. Os oradores abordam o tema a partir de pontos de vista complementares: histórico e teórico, na construção de uma prática arquitectónica e no desenvolvimento de uma colecção e um centro de investigação.
PARTICIPANTES
No mundo do projecto de arquitectura, é possível conhecer o espaço interior de um arquitecto, aquilo que ele ou ela tem “na sua cabeça”, além das ideias? Como? Quais são os significados das imagens que vemos frequentemente, aquelas que nos fascinam, num comentário ou na explicação de um projecto? Elas estão no espaço interior do próprio projecto e ilustram a problemática arquitectónica.
Jacques Lucan (FR)
Um pensamento de construção forma o modo de viver, desenvolvido através das formas como as coisas são feitas como um guia para chegar à arquitectura, resultando em arquitectura real para viver.
Jo Taillieu (BE)
Horário
Data
Bilhetes
Passe 3 dias – 40€
Programa
Moderado por Mariabruna Fabrizi e Fosco Lucarelli
18:00 Apresentação de Giovanna Borasi
18:45 Coffee Break
19:00 Apresentações de Jacques Lucan e Jo Taillieu
19:45 Conversa curta
20:00 Drink & Talk* (Sala 1)
*Num registo mais informal e num outro ambiente, juntamos convidados das várias sessões a confrontar ideias e perspectivas sobre o tema com os oradores desta sessão.