O que é o Ornamento?

Stefano Graziani, Santa Maria in Portico in Campitelli (1667) Carlo Rainaldi, Rome, 2016

O debate à volta de ornamento e da sua natureza indescritível tem sido crucial na definição dos seus pontos fundamentais de viragem na história da arquitectura. Dentro dela, o ornamento nunca desapareceu, apenas evoluiu no tempo de diversas formas, quer pela sua inclusão, rejeição ou reinvenção, como espelho das posições teóricas prevalentes. É na forma como o ornamento se liga ou coexiste com a arquitectura que podemos observar as mudanças históricas, acelerações súbitas ou retornos nostálgicos.

Uma vez que nos últimos anos o ornamento tem sido associado ao domínio crescente da arquitectura digital, esta realidade figurativa acaba por uniformizar a construção. O risco desta banalização resulta numa perda drástica de complexidade e, basicamente, na sua transformação como mera decoração.

Christ Gantenbein, List Customer Centre Arisdorf, 2011–2015

Esta exposição olha para o ornamento e, voltando a ligar-se à sua longa história, pretende compreender onde estamos hoje: o ornamento ainda pode ser considerado como parte integrante da arquitectura? Ainda podemos falar sobre ele como uma escolha quantitativa e qualitativa? É possível imaginar a posição precisa que ele ocupa, hoje? Composta por um conjunto de seis colecções, O que é o Ornamento? explora estas questões através de várias abordagens, ao invés de apontar para respostas definitivas, cujos princípios de agregação transcendem a história e apagam as fronteiras entre disciplinas.

Agenda
04
Out / 22:00 / Entrada livre Inauguração
O Que é o Ornamento?
Culturgest

com curadoria de Ambra Fabi e Giovanni Piovene

Curadores
Ambra Fabi (IT)
Ambra Fabi curadora da exposição O que é o ornamento?
Ambra Fabi é arquitecta e co-fundadora do estúdio Piovenefabi, com Giovanni Piovene. Com formação na Universidade do Mendrisio, trabalhou no atelier de Peter Zumthor e como freelancer, em Milão. Foi professora assistente na Academia de Arquitectura de Mendrisio e docente na Universidade Católica de Leuven e no Instituto Europeu de Design de Cagliari. Actualmente, lecciona na Escola de Arquitectura de Marne-la-Valléé, em Paris.
Giovanni Piovene (IT)
Giovanni Piovene Curador da exposição O que é o ornamento?
Giovanni Piovene formou-se em arquitectura em Veneza e fundou, com Ambra Fabi, o estúdio Piovenefabi. Em 2007, foi co-fundador do escritório Salottobuono, em 2010, da revista San Rocco e, em 2010, participou na exposição e livro “Livro de Cópias”. Foi professor assistente na Academia de Arquitectura do Mendrisio e membro na unidade FORM, da Escola Politécnica Federal de Lausana. Actualmente, parte do corpo docente na Escola de Arquitectura de Marne-la-Valléé, em Paris.