Agricultura e Arquitectura: Do Lado do Campo

Fazendo um balanço da grave situação ambiental que o mundo atravessa, esta exposição pretende criar uma reflexão (actual e em retrospectiva) sobre a forte ligação entre as disciplinas gémeas de agricultura e arquitectura, e sobre o seu crescente divórcio desde a revolução industrial. Com a ajuda de cientistas agrícolas, activistas e designers, o objectivo é aprender a forma como exploraram de forma constante a hipótese de um futuro de privação de energia e quais seriam as suas consequências, para a redefinição e manutenção de territórios vivos. A agroecologia e a permacultura desenvolveram conceitos e estratégias úteis para imaginar uma tecnologia pós-industrial baseada numa economia radical de energia e recursos materiais.

Joel Sternfeld, McLean, Virginia, Dezembro 1978

E se considerarmos a permacultura não apenas como um tipo de arquitectura? É possível, hoje, redefinir a racionalidade da arquitectura e da economia de meios? A exposição está estruturada em três áreas principais: um espaço central com sete secções, uma ilustração em grande escala e uma área para documentários. Agricultura e Arquitectura: Do Lado do Campo é uma tentativa reflexiva e didáctica de reconectar estas duas disciplinas e enaltecer as aprendizagens que os arquitectos e urbanistas contemporâneos podem retirar desta escola de pensamento e acção.

The Valley Section

The Valley Section, Shelfmark Coll © The University of Edinburgh

Curador
Sébastien Marot (FR)
Sebastien Marot curador da exposição Agricultura e Permacultura: do lado do campo
Sébastien Marot é filósofo e escreve amplamente sobre a genealogia das teorias contemporâneas em arquitectura, desenho urbano e paisagismo. Com mestrado em Filosofia e doutoramento em História, é professor na Escola de Arquitectura de Paris-Este, professor convidado na EPFL (Lausana), e na Escola de Design de Harvard (num programa liderado por Rem Koolhaas e o atelier O.M.A). É autor e editor de livros, bem como colaborador em re-edições críticas. Editou o Le Visiteur (de 1995 a 2002) e o Marnes (desde 2010) e é autor de diversos livros como Sub-Urbanism and the Art of Memory (AA Publications 2003), a re-edição crítica The City in the City: Berlin, A Green Archipelago de Ungers e Koolhaas (Lars Müller 2013).
Contribuição
Mathieu Calame (FR)
Engenheiro agrónomo e director da Fundação Charles Léopold Mayer para o Progresso da Humanidade. Para esta instituição, ele converteu a sua propriedade rural de Ferme de la Bergerie (Val d'Oise-France) em gestão sustentável. Nessa qualidade, foi também Presidente do Instituto Técnico de Agricultura Orgânica (ITAB) durante três anos. A sua pesquisa deu origem ao Entendendo a agroecologia: origens, princípios e políticas, referido na exposição, que questiona a cobertura da agroecologia como termo comum para um modelo alternativo mais amigo do meio ambiente.
Ilustrações
Gaëtan Amossé (FR)
Licenciado em Arquitectura pela ENSACF (École Nationale Supérieure d'architecture de Clermont-Ferrand) em arquitectura e pela EAVT (École d'Architecture, de la Ville et du Territoire Paris-Est), lançou-se recentemente como ilustrador, em colaboração com arquitectos e investigadores, como artista independente. Os desenhos à mão são a sua principal ferramenta de comunicação, partilha e criação.  É ele o autor da timeline que represente a história da agricultura e da arquitectura.
Martin Etienne (FR)
Após dez anos de trabalho como arquitecto, Martin Etienne decidiu dedicar-se inteiramente ao desenho e ilustração. Desde 2010, trabalha como ilustrador freelancer em vários escritórios de arquitectura, urbanismo e paisagismo. Paralelamente, é cartunista em revistas e jornais franceses.
Pesquisa
Paul de Greslan, Paul Bouet, Raphaël Bach
Agradecimentos
Pier-Vittorio Aureli, Matthieu Calame, David Holmgren, Rob Hopkins, Wes Jackson, Rem Koolhaas, Dennis Meadows, Colin Moorcraft, Carolyn Steel, Jacques Delamarre, Romain Leonelli, Oscard Morand, Marco Rampini, Matthew Skjonsberg, Cyril Veillon e aos estudantes do mestrado Architecture & Expérience, École d’Architecture de la Ville et des Territoires Paris Est: Nils Bailly, Reda Erraziqi, Rose Hewins, Pauline Kinsky.
ACTIVIDADES
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.