Beleza Natural

Modelo suspenso baseado nos desenhos de Gaudí para o cálculo das abóbadas e estruturas da igreja da Güell Colony © Fundació Catalunya La Pedrera. Fotógrafo: Pau Giralt-Miracle

A exposição explora a forma como a natureza racional da construção pode incorporar uma forma de beleza natural, como uma coerência interna do artefacto arquitectónico. Beleza Natural debruça-se sobre a beleza inteligível, onde a racionalidade construtiva liga todas as partes como um sistema, para criar uma arquitectura orgânica. Assim, alcança-se uma compreensão partilhada por todos, relevante como disciplina estabelecida numa base histórica e teórica.

Karl Blossfeldt © Fábio Cunha

Esta reflexão leva a questões que ultrapassam os limites estritamente técnicos e científicos da estrutura e da construção, destacando uma genealogia dos principais exemplos de obras, representadas através de fotografias encomendadas à artista portuguesa Tatiana Macedo, resultado de uma itinerância pela Europa.

A exposição compreende duas secções principais: um conjunto de obras de arquitectos e projectos de estudantes seleccionados a partir de uma competição internacional, para um centro comunitário em Marvila (Prémio Universidades Trienal de Lisboa Millennium bcp), com trabalhos reunidos e classificados de diferentes formas e que proporcionam leituras distintas e complementares que vão ao encontro desta questão, desde as fundações da arquitectura gótica até aos dias de hoje. O trabalho fotográfico de Karl Blossfeldt dos anos 20 é apresentado na forma de um candelabro que ilustra estes conceitos, para entender as regras subjacentes à construção da forma, nas raízes de sua harmonia e coerência.

Beleza Natural estabelece-se numa abordagem que apoia a aceitação da disciplina arquitectónica como uma série de teorias desenvolvidas ao longo do tempo e que podem ser renovadas, reinterpretadas e redefinidas em relação aos meios e necessidades contemporâneas.

Curadores
Laurent Esmilaire (FR)
Laurent Esmilaire curador da exposição Beleza Natural
Laurent Esmilaire trabalha na Éric Lapierre Experience desde 2011 e é professor assistente na Escola de Arquitectura de Marne-la-Vallée desde 2014. Formado em Arquitectura desde 2009, trabalha, desde 2011, como coordenador de várias projectos, onde aborda a concepção e a construção.
Tristan Chadney (FR/UK)
Tristan Chadney curador da exposição Beleza Natural
Tristan Chadney é arquitecto e integra, desde 2013, o estúdio Éric Lapierre Experience. Nasceu em Cambridge, em 1988 e formou-se em 2013. Desde 2016 é professor assistente na Escola de Arquitectura de Marne-la-Vallée, em Paris. Como coordenador de projecto, o seu trabalho vai da concepção à construção, passando estudos de pormenor.
Participantes
arc en rêve, Claudio Albanese, Ateliers Jean Nouvel, Ateliers Romeo, Beaux-Arts Paris, Bibliothèque Kandinsky - Centre Pompidou, Bibliothèque Sainte-Geneviève, Bollinger + Grohmann Ingenieure, Christian Bourdais, Brno City Museum, Conseil économique, social et environnemental, Couvent des Jacobins, Petr Dvořák, École Camondo, ensa Nantes, Fondation Cartier pour l’art contemporain, Fondation Le Corbusier, Viviane Hernandez, Herzog & de Meuron, Istituto Regionale Ville Venete, Max Kesteloot, Kunsthal Rotterdam, Alexandre Leducq, Faustine Lejour, Hélène Lemoine, Mairie d'Arles, Mariette Maaskant, Miller & Maranta, Alexis Markovics, Bogumil Mitelski, OFFICE Kersten Geers David Van Severen, Palladio Museum, Catherine Prouvé, Kazuyo Sejima + Ryue Nishizawa / Sanaa, Scatola Cultura, Matthieu Simonnet, Sílvia Vilarroya Oliver.
Fotógrafos
Tatiana Macedo (PT)
Tatiana Macedo é licenciada em Belas Artes pela Central St. Martins College of Art & Design em Londres e Mestre em Antropologia Visual pela FCSH-Universidade Nova de Lisboa. A sua obra explora o campo expandido do filme, da fotografia e do som. Como artista, destacam-se a residência em Berlim e as exposições na Culturgest do Porto, na Galeria Carlos Carvalho em Londres e na Paris Photo. O seu filme, Seems so long ago, Nancy (2012) foi filmado na Tate Britain e Tate Modern, tendo sido distinguido com o SAW Film Prize, da Associação Americana de Antropologia. Para a exposição Beleza Natural, foi encomendado uma série fotográfica de exemplos de obras de arquitectura na Europa, no âmbito da Trienal 2019.
Trabalhos de
Édouard Albert, Karl Blossfeldt, Antoni Gaudì, Jacques Ignace Hittorff, Philibert de l’Orme, Jean Prouvé
Cedência de Conteúdos
Bibliothèque Nationale de France, Cristina Guerra Contemporary Art Gallery, ETH – Bibliothek Zürich, Fundació Catalunya La Pedrera, RMN – Grand Palais, Vitra
Júri
Eugeni Bach, Patrícia Barbas, Sophie Deramond, Véronique Patteeuw, Anna Rosellini
ACTIVIDADES
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.