Beleza Natural

Polyfunicular model of the future church of la Colonia Güell – interior view, Nueva vision de Gaudi, E. Casanelles Barcelona, La Poligrafa, 1965

A exposição explora a forma como a natureza racional da construção pode incorporar uma forma de beleza natural, como uma coerência interna do artefacto arquitectónico. Beleza Natural debruça-se sobre a beleza inteligível, onde a racionalidade construtiva liga todas as partes como um sistema, para criar uma arquitectura orgânica. Assim, alcança-se uma compreensão partilhada por todos, relevante como disciplina estabelecida numa base histórica e teórica.

Karl Blossfledt © Fábio Cunha


Esta reflexão leva a questões que ultrapassam os limites estritamente técnicos e científicos da estrutura e da construção, destacando uma genealogia dos principais exemplos de obras, representadas através de fotografias encomendadas à artista portuguesa Tatiana Macedo, resultado de uma itinerância pela Europa.

A exposição compreende duas secções principais: um conjunto de obras de arquitectos e projectos de estudantes seleccionados a partir de uma competição internacional, para um centro comunitário em Marvila (Prémio Universidades Trienal de Lisboa Millennium bcp), com trabalhos reunidos e classificados de diferentes formas e que proporcionam leituras distintas e complementares que vão ao encontro desta questão, desde as fundações da arquitectura gótica até aos dias de hoje.

Beleza Natural estabelece-se numa abordagem que pretende entender de que forma a construção está envolvida na arquitectura, mais do que se afirmar enquanto definição científica, para uma reflexão alargada.

Agenda
05
Out / 15:00 / Entrada livre Inauguração
Beleza Natural
Palácio Sinel de Cordes

com curadoria de Laurent Esmilaire e Tristan Chadney

Curadores
Laurent Esmilaire (FR)
Laurent Esmilaire curador da exposição Beleza Natural
Laurent Esmilaire trabalha na Éric Lapierre Experience desde 2011 e é professor assistente na Escola de Arquitectura de Marne-la-Vallée desde 2014. Formado em Arquitectura desde 2009, trabalha, desde 2011, como coordenador de várias projectos, onde aborda a concepção e a construção.
Tristan Chadney (FR/UK)
Tristan Chadney curador da exposição Beleza Natural
Tristan Chadney é arquitecto e integra, desde 2013, o estúdio Éric Lapierre Experience. Nasceu em Cambridge, em 1988 e formou-se em 2013. Desde 2016 é professor assistente na Escola de Arquitectura de Marne-la-Vallée, em Paris. Como coordenador de projecto, o seu trabalho vai da concepção à construção, passando estudos de pormenor.