Beleza Natural
A exposição explora a forma como a natureza racional da construção pode incorporar uma forma de beleza natural, como uma coerência interna do artefacto arquitectónico. Beleza Natural debruça-se sobre a beleza inteligível, onde a racionalidade construtiva liga todas as partes como um sistema, para criar uma arquitectura orgânica. Assim, alcança-se uma compreensão partilhada por todos, relevante como disciplina estabelecida numa base histórica e teórica.
Esta reflexão leva a questões que ultrapassam os limites estritamente técnicos e científicos da estrutura e da construção, destacando uma genealogia dos principais exemplos de obras, representadas através de fotografias encomendadas à artista portuguesa Tatiana Macedo, resultado de uma itinerância pela Europa.
A exposição compreende duas secções principais: um conjunto de obras de arquitectos e projectos de estudantes seleccionados a partir de uma competição internacional, para um centro comunitário em Marvila (Prémio Universidades Trienal de Lisboa Millennium bcp), com trabalhos reunidos e classificados de diferentes formas e que proporcionam leituras distintas e complementares que vão ao encontro desta questão, desde as fundações da arquitectura gótica até aos dias de hoje. O trabalho fotográfico de Karl Blossfeldt dos anos 20 é apresentado na forma de um candelabro que ilustra estes conceitos, para entender as regras subjacentes à construção da forma, nas raízes de sua harmonia e coerência.
Beleza Natural estabelece-se numa abordagem que apoia a aceitação da disciplina arquitectónica como uma série de teorias desenvolvidas ao longo do tempo e que podem ser renovadas, reinterpretadas e redefinidas em relação aos meios e necessidades contemporâneas.
- • Exposição
Horário
Encerrado às Segundas