Fogo Island

Fogo Island é uma proposta para compreender o papel histórico de Portugal na expansão da soberania europeia sobre os mares e colónias costeiras, na sequência do quase colapso económico que sucedeu em todo o Sul da Europa e da imposição de modelos assimétricos de troca, impostos pelas políticas europeias nas costas do Atlântico.  Fogo Island abre o seu capítulo mais extenso para uma Lisboa em recuperação económica, com desenvolvimento e transformação cultural incertos, para encontrar as linhas comuns de história, algoritmos e formas de movimentar e ligar as vidas de milhões de humanos, através das idades, culturas, raças, línguas e tradições. Este Projecto Associado resulta num simpósio de dois dias a realizar-se na capital portuguesa.

O ciclo de conversas foi lançado em 2013 e pretende debruçar-se sobre as comunidades locais e o meio envolvente que sustenta a sua condição actual contemporânea. Depois de ter passado por cidades como Chicago, Nova Iorque, Berlim e Viena, Fogo Island chega a Lisboa para debater, com a ajuda de artistas, arquitectos, académicos, economistas e geógrafos, a importância do Atlântico.

Programa:

Sexta, 8 Novembro
17:00
Fundação Calouste Gulbenkian
Fabrizio Gallanti, Nicolaus Schafhausen (director estratégico Fogo Island Arts) e
Monika Szewczyk

17:30
Grada Kilomba (artista) & Gaëtane Verna (director da The Power Plant, Toronto)

Sábado, 9 Novembro
Auditório do Padrão dos Descobrimentos

10:00-12:30
Art Initiatives Worth Their Salt
Jürgen Bock (Maumaus/Lumiar Cité), Marina Fokidis (Kunsthalle Athena/South as a State of Mind),
Anniina Koivu (ECAL Lausanne) João Mourão & Luís Silva (Kunsthalle Lissabon), e Nicolaus
Schafhausen

15:00-17:30
The Science of Atlantic Storytelling
Leonor Antunes (artista), Manthia Diawara (cinematógrafa) Angela Ferreira (artista), Laurent Gutierrez – MAP Office (arquitectos), Ayeesha Hameed (teórico), João Laia (curador), Manuela Ribeiro Sanchez
(professor), André Tavares (arquitecto), com Walter Scott (artista)

19:00
Lumiar Café
Inauguração de exposição
Tonio Kröner: Vou-Ihes contra uma história de amor Halfway down the stairs

Curadores
Fabrizio Gallanti (CA)
Vive e trabalha em Montreal e foi o fundador do estúdio de pesquisa Fig-Projects. Gallanti foi professor de desenho arquitectónico e teoria da arquitectura nas Universidades Pontifícia do Chile, Diego Portales e Politécnica de Milão e escreveu para revistas internacionais ( A+U, Domus, San Rocco, Clog, Harvard Design Magazine e The Journal of Architectural Education). Actualmente é professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade McGill, em Montreal.
Monika Szewczyk (PL)
Participou em exposições no Museu Nacional de Fotografia de Shkodër, no Clube de Artes de Chicago, publicada por David Khan-Giordano e na 10ª edição da revista South as a State of Mind, de Atenas. Foi curadora da Documenta 14 em Atenas e Kassel, da Galeria de Arte de Vancouver, dos Centros de Artes David Logan e de Roterdão.  Monika Szewczyk leccionou nas Universidades de Vancouver, Chicago, Piet Zwart, no Instituto de Roterdão e Academia de Arte e Design de Bergen.
Organização
Fogo Island Arts, Shorefast Foundation
Participantes
Jürgen Bock, Zita Cobb, Manthia Diawara, Angela Ferreira, Marina Fokidis, Fabrizio Gallanti, Laurent Gutierrez, Ayesha Hameed, Grada Kilomba, Anniina Koivu, João Laia, João Mourão, Manuela Ribeiro Sanchez, Nicolaus Schafhausen, Walter Scott, Luís Silva, Monika Szewczyk, André Tavares, Gaëtane Verna
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.