Um Certo Tipo de Vida
Um Certo Tipo de Vida explora a tipologia do Convento da Cartuxa como arquitectura de racionalidade absoluta, em que a forma de vida não pode ser separada do espaço e dos rituais litúrgicos que abriga. Considerando o espaço abandonado da Cartuxa das Lavadeiras de Lisboa como um dispositivo espacial paradigmático pretende-se compreender como o indivíduo habita no colectivo. O projecto explora o ascetismo como uma forma crítica de meditar sobre as condições actuais de vida e trabalho, através da criação de um cubículo para uma compreensão mais profunda da realidade, dos rituais diários e das atitudes.
- • Projecto Associado
Horário
Sábados e Domingos, 12:00 – 17:00
Data
5 Outubro – 1 Novembro 2019
Inauguração
4 Outubro 2019 – 14:30
Bilhetes
Gratuito
Local
Tags
#mosteiro #exposição #visita #cartuxadaslaveiras #debate #instalacaoarquitectura #oeiras #lisboa #exposição #publicação
Participantes
Abigail Chang (US)
Professora Assistente Adjunto da Universidade Internacional da Catalunha e colaborador da Bienal de Arquitectura de Chicago 2017 com Norman Kelley. O mestrado de Harvard deu origem a prémios como a Bolsa Takenaka e a Bolsa Clifton Webb de Belas Arte. Abigail trabalhou em Los Angeles, Nova Iorque, Chicago, Basileia e Tóquio em ateliers de arquitectura e paisagismo, incluindo Herzog & de Meuron e SO - IL.
Agata Siemionow (PL)
Arquitecta e educadora, trabalha habitualmente sozinha, mas já colaborou com ateliers em diferentes regiões como Bélgica, Itália, Israel, Suíça, Holanda e América. O seu trabalho construído inclui casas uni e multifamiliares e reabilitações interiores. Os seus projectos receberam reconhecimentos como prémios e publicações e o trabalho de Agata foi exibido na Bienal de Veneza 2016, em Berlim, Moscovo e Varsóvia.
Francesco Marullo (IT)
Arquitecto e professor no Berlage Center, TU Delft e na Academia de Arquitectura de Roterdão, trabalhou com o atelier de Arquitectura Metropolitana, DOGMA e a Universidade Roma Tre. É membro fundador do colectivo de pesquisa The City as a Project, o think tank Behemoth Press e Matteo Mannini Architects. O trabalho de Marullo foi exposto internacionalmente e publicado em várias revistas de arquitectura. Em 2018, foi co-autor do livro Teerão: A vida dentro de muros.
Jimmy Carter (AU)
Arquitecto e escritor, co-fundou a DIS-cour.se, uma organização destinada a promover a discussão crítica da arquitectura em Melbourne. Trabalha em várias áreas: curadoria arquitectónica, cinema e investigação em áudio. Carter foi distinguido com a Bolsa de Estudos de Escrita Arquitectónica Crítica da Fundação Schiff do Instituto de Arte de Chicago, em 2017. O seu trabalho foi publicado em revistas e apresentado na Bienal de Arquitectura e Urbanismo de Seul 2017.
Organização
Escola de Arquitectura – Universidade de Illinois, Chicago
Apoio
Universidade de Illinois em Chicago,
Fundação Graham de Estudos Avançados em Belas Artes