Viagem fotográfica traz a Europa a Beleza Natural

Compreender a forma como a racionalidade na arquitectura se interliga e como é que pode ser inteligível por todos é um dos princípios da exposição Beleza Natural. Olhar para os detalhes que a formam e compreender as composições a partir das quais se sustenta foi a missão que levou a Tatiana Macedo, a viajar por diferentes localidades pela Europa.

Solo House © Tatiana Macedo

Foi em Espanha, na cidade de Matarraña, com o registo da obra Solo House, do Office KGDVS, que a viagem fotográfica de Tatiana Macedo teve início. O roteiro da artista continuou em França, mais precisamente na cidade de Marselha com a Unidade de Habitação de Le Corbusier, seguido por um périplo por Toulouse, Arles, Floirac, Nantes e Paris, para registar o carácter de obras incontornáveis de diferentes épocas, da clássica à contemporânea: a Igreja de Jacobins; Hôtel de Ville d’Arles, de Jules Hardouin-Mansart; Maison à Bordeaux do atelier O.M.A.; Escola de Arquitectura de Nantes, de Lacaton & Vassal (vencedores do Prémio Carreira da Trienal 2016); a Biblioteca Sainte-Geneviève, de Henri Labrouste; o Palácio Jena, de Auguste Perret; Tour Croulebarbe, de Edouard Albert e a Fundação Cartier, de Jean Nouvel, respectivamente. Tatiana Macedo voou para Itália para fotografar a Igreja Santa Maria delle Grazie (Milão), de Donato Bramante, e em Pojana Maggiore, a Villa Pojana de Andrea Palladio. Terminou o circuito desta primeira fase em Bregaglia (Suíça) com a ampliação e reabilitação da Villa Garbald, de Miller & Maranta.

Villa Tugendhat © Tatiana Macedo

Num segundo momento, Tatiana Macedo fotografou em quatro territórios distintos: em Brno (República Checa), a obra de referência Vila Tugendhat, do célebre Ludwig Mies van der Rohe; em Roterdão (Holanda), o Museu Kunsthal dos O.M.A. que também funciona como centro cultural; em Gent (Bélgica), Les Ballets C de la B and LOD dos Arquitectos de Vylder Vinck Taillieu (aDVVT) e, por fim, em Malmo (Suécia), a obra brutalista Flower Shop, de Sigurd Lewerentz.
Um mês e nove países depois, a artista Lisboeta regressa com registos singulares de obras arquitectónicas ímpares, destinados à exposição e publicação Beleza Natural.

Unité D'Habitation © Tatiana Macedo

O Palácio Sinel de Cordes, agora reabilitado, acolhe uma colecção de fotografias desta viagem por quatorze cidades europeias, acompanhadas por axonometrias, enquanto projectos de estudantes seleccionados no âmbito do Prémio Concurso Universidades Trienal de Lisboa Millennium bcp. Com curadoria de Laurent Esmiliare e Tristan Chadney, Beleza Natural inaugura no Sábado, 5 de Outubro, e destaca uma genealogia de grandes exemplos de obras arquitectónicas que explora uma beleza inteligível ao olhar para a racionalidade construtiva.

Villa Garbald © Tatiana Macedo
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.